A República não negocia com o apedrejamento medieval

Não é apenas uma mulher que sangra. É a própria democracia que recebe o aviso de que há quem pretenda substituir o Estado de Direito pela barbárie

A civilização pode ser medida pela forma como resolve seus conflitos. As sociedades que construíram instituições aprenderam a trocar a vingança pelo julgamento, o porrete pela lei, a praça de suplícios pelo Parlamento. Mas bolsonaristas decidiram que uma pedra vale mais do que um argumento. Foi um crime coletivo. Foi uma regressão histórica. O apedrejamento pertence ao repertório dos regimes que desconheciam direitos fundamentais, que convertiam o ódio coletivo em método de poder e faziam da violência física um instrumento de controle social. É o triunfo da força bruta sobre a razão pública.

Todo movimento político que normaliza a eliminação moral ou física do adversário rompe o pacto mínimo da democracia constitucional. A radicalização deixa de ser discurso para se transformar em prática quando o opositor passa a ser tratado como alguém que não merece contraditório, mas intimidação; não merece direitos, mas castigo. Esse processo mata silenciosamente as bases da República porque substitui a autoridade das instituições pela autoridade da multidão. Onde prevalece a barbárie, desaparece o cidadão; resta apenas o inimigo a ser abatido.

Não existe justificativa ideológica para uma pedra lançada contra o rosto de uma representante eleita. A responsabilização penal depende da apuração das autoridades competentes, mas o significado político do episódio é inequívoco: a violência deixa de ser exceção para se apresentar como linguagem. Esse é o ponto de ruptura. Nenhuma democracia permanece íntegra quando parte de seus atores passa a enxergar a agressão física como continuação legítima da disputa política.

Nenhuma República desmorona de uma única vez. Ela é corroída quando a violência passa a disputar espaço com o voto, quando o medo pretende ocupar o lugar do debate e quando o fanatismo tenta converter adversários em corpos descartáveis. A resposta de um Estado democrático não pode ser hesitante nem complacente. Deve ser a aplicação rigorosa da lei, a proteção incondicional das liberdades públicas e a afirmação de um princípio inegociável: a política pertence às ideias. Quem pretende devolvê-la ao apedrejamento está propondo uma marcha de séculos para trás.

Alessandro Lo-Bianco

Fui repórter da Editora Abril, O Dia, Jornal O Globo, Rádio CBN e produtor executivo dos telejornais da Record. Estou ao vivo na RedeTV!, como colunista de TV do programa “A Tarde é Sua”, com Sônia Abrão. Também sou colunista do portal IG (lobianco.ig.com.br). Tenho 11 livros publicados e 17 prêmios de Jornalismo.

LEIA MAIS

A República contra a sombra da milícia

Lula devolve o bolsonarismo ao esgoto da História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *